7 Estratégias para comer de forma saudável
- Drª Ana Canhola

- 24 de ago. de 2021
- 2 min de leitura
1 - Comer para viver, não viver para comer: uma alimentação à base de alimentos naturais requer mais tempo e dedicação, é certo. Para minimizar o consumo de refeições congeladas (geralmente com excesso de sódio e gorduras saturadas) deves colocar em prática algumas sugestões simples. Não nego o prazer de se comer alimentos "para a alma", que alegram os nossos dias e humores mas essas refeições devem ser encaradas como exceção e não a prática corrente.
2 - Planificação de refeições semanais: esta dica é uma das minhas estratégias favoritas. Se planeares as refeições da semana terás maior consciência do que consomes e será mais simples notar quais os erros em que incorres frequentemente. Há, também, menor propensão a escolher alimentos que não entram no teu plano alimentar.
3 - Cozinhados que economizem tempo: no nosso quotidiano, raros são os dias que nos apetece dedicar muito tempo à cozinha o que nos leva muitas vezes a cometer alguns deslizes. A pizza do congelador começa a chamar por nós e lá vai asneira! Ao planeares a tua semana procura variar o tipo de cozinhados, não esquecendo as saladas, cozidos ao vapor, grelhados,... quando o tempo aperta, há que escolher conscientemente o que estamos dispostos a dedicar à preparação de refeições e simplificar o processo. Lembra-te que o micro-ondas não é a solução mais saudável!
4 - Manter a despensa abastecida: cereais integrais, leguminosas, sementes, frutos secos, algas (entre outros), são alimentos que se podem guardar por mais tempo. Se tiveres sempre alimentos saudáveis disponíveis para refeições e lanches, menor será a probabilidade de cederes a tentações.
5 - Preparação / congelar: Se retirares um tempo da tua agenda para preparares os alimentos (lavar e cortar vegetais, dividir por porções e congelar, por exemplo) e pré-confecionar alguns pratos que posteriormente poderão ser guardados no frigorífico ou no congelador - prontos a usar - irás ter muito mais facilidade de preparar as refeições ao longo da semana.
6 - Não abastecer doçarias e farináceos: um segredo que te pode dar uma mão extra no momento de encheres a barriga de calorias vazias! Se não tens estes produtos processados em casa, não os poderás ingerir no momento em que te dá "aquele bichinho". Logo, a probabilidade de ingerir este tipo de produtos nocivos à saúde será largamente minimizado. Optar por fruta fresca ou um punhado de frutos secos: um snack muito mais nutritivo!
7 - Comprar frescos e acondicionar: outro truque é acondicionares corretamente os teus produtos frescos, em locais apropriados, já lavados e prontos a consumir. Assim, se a fome apertar, terás sempre soluções rápidas e saudáveis à mão! É importante verificar com regularidade o estado dos produtos frescos de forma a garantir que alimentos deteriorados não contaminam os restantes.
Conta-nos os teus truques e estratégias!






Comentários