Um pouco de filosofia sobre as dietas (visão holística)
- Drª Ana Canhola

- 27 de fev. de 2021
- 2 min de leitura
Quando temos um problema físico, recorremos ao médico ou especialista. Quando a mente está confusa, vamos ao psicólogo ou psiquiatra.
Atualmente faz-se a "divisão" do Homem; fragmentamos para poder analisar melhor. Quanto mais dividido está, melhor se analisa com precisão. Mas...
Estaremos cada vez mais longe de ver o que realmente se passa. Por muito que se divida o Homem em três grandes esferas (corpo, mente, espírito) na verdade, são apenas fatias de um TODO indivisível.
A questão é: por onde começar quando sentimos que algo está mal?
Se somos um mecanismo complexo de diferentes esferas que se interligam, eu diria que: devemos começar em simultâneo, observar cada uma das camadas que compõe o Ser, SEM DESCURAR NENHUMA DAS ESFERAS FUNCIONAIS".
Propor exercícios, dietas, técnicas de respiração e panaceias de nada servirão se não houver compreensão do indivíduo e do processo que está a ser levado a cabo. Não se trata de respeitar o horário das refeições ou o inspirar vagarosamente mas sim toda a reeducação da postura perante a vida no que toca a nutrição, exercício físico, respiração consciente, etc.
A Atitude positiva é necessária para harmonizar as esferas funcionais, de forma a que a vontade de viver seja superior à "mentalidade de sobrevivência". Tudo isto depende, é claro, das necessidades individuais.
Cada indivíduo é um Universo por si só, pelo que deverá respeitar as suas próprias necessidades. Deixa de pensar que a "dieta da moda", só porque funcionou com a dita famosa, é a resposta a todos os teus problemas. Para se fazer transformações duradouras temos de realizar planos estruturados e REALISTAS com bases assentes na TUA PRÓPRIA VIDA, hábitos, costumes, gostos pessoais...
A alimentação é um ato obrigatório. A tua ida ao supermercado é que faz variar o resultado: saúde ou doença? A Dietaterapia pode considerar-se uma parte da Nutrição, sendo que estuda as relações práticas entre os alimentos e o organismo, dentro das condicionantes de cada pessoa. Posso afirmar que é uma parte da medicina natural que alivia ou evita doenças permitindo uma filosofia de vida saudável.
Ao considerares a inserção da Dietaterapia no teu quotidiano estás a permitir-te, não só a ter acesso a um estilo de vida saudável mas sobretudo, ter um estilo de vida que se adequa ás exigências do teu dia-a-dia e do teu organismo.






Comentários